segunda-feira, 28 de abril de 2008

A página branca da Bíblia

Como estudioso da Bílbia, sou mais aplicado ao estudo dos livros do Novo Testamento que dos livros do Velho. Entendo que ali estão as aplicações práticas para minha vida, embora eu aprenda muito com as experiências de vida obtidas no Velho Testamento. Contudo, fico admirado com o livro que está entre Malaquias e Mateus.

Talvez você esteja achando que me tornei um apostata ou um autor apócrifo, simplesmente porque não há um livro se quer entres esses que citei acima. Meu amado, minha amada, há. E como há. Há tantas coisas implicítas escritas neste livro que não podemos nos dar conta da riqueza que ele tem para nossas vidas. O fato de, geralmente, se ter uma página em branco não significa que nada exista ali. Conhecemos esta página como período intertestamentário. Período esse que transita da Lei para a Graça. Período que antecede a vinda do Senhor Jesus. Período tal que Deus se calou. Que não houve fumaça no tabernáculo. Embora, não houvessem sinais, o silêncio de Deus preparava um cenáculo para a vinda do Messias. Quantas orações foram feitas? Quantos sacrifícios oferecidos? Quantas lástimas dos filhos de Deus a respeito do julgo recebido de outras nações? Quantos "por quês" sem resposta? Assim como no livro de Ester, não podemos ver o nome Deus escrito, mas podemos observar que fora notável a Sua ação em preparação do caminho do Senhor Jesus.

Atualmente, em nossas vidas, nos pegamos em questionamentos, em dúvidas, em situações adversas, nos pegamos em questionamentos de que se Deus está realmente nos observando ou ao menos um pouco interessado em nossas vidas. Inclua-me nisto.

A boa notícia é que Deus está a todo tempo nos resguardando. Ele tem cuidado de nós. É uma verdade absoluta de que Deus cuida de nós enquanto dormimos. Por isso, não devem existir razões para desesperos, mas a esperança para nossos desencontros e silêncios. A boa nova para Israel foi o nascimento de Jesus, que recebido nos braços de Simeão fora apresentado no Templo. O silêncio de Deus aos homens fora quebrado pelo choro de uma criança. Portanto, não tema se todos paracem não escutar sua voz, seu clamor. Não se entristeça se portas tem se fechado, nem sinais de chuva tem aparecido no céu. Uma verdade é certa, Deus tem lemrado de você. Deus tem cuidado de nós mesmo parecendo que nossos "por quês" ainda não foram respondidos. Deus não tem deixado de olhar para nós, nem desviado seus ouvidos do nosso clamor.

"O homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada." João 3:27

terça-feira, 22 de abril de 2008

Quando pisarei na minha Canaã?

minha-canaa No último devocional compartilhado com todos, falei sobre a maior lição que podemos extrair dos desertos que atravessamos, que é a dependência em Deus. Neste último sábado, 19/04, estive na apresentação do Grupo Logos aqui em Natal, cujo evento foi tremendamente abençoador. Ao final eu conversava com uma irmã querida da nossa família e que compartilhava do sofrimento e esforço empenhado no cuidar da mãe que tem alzheimer. Neste instante eu falei que ela atravessa um deserto. Ela afirmou que está sendo muito difícil e, naquele instante, eu a confortei dizendo que depois de um deserto sempre tem uma Canaã. Como aquilo foi animador, pois puder ver em seu rosto um sorriso se abrir.

Hoje, minha esposa e eu fomos ao médico para fazermos a terceira ultra, deste modo acompanhando o desenvolvimento da gravidez nossa de 9 semanas. Vinhamos de dias de muita expectativa, pois ela estava de licença do trabalho e em repouso absoluto pelos últimos 20 dias, contribuindo para o bom desenvolvimento do nosso filho. Estávamos com uma expectativa de ver nosso bebê se mexendo, mas a notícia não fora esta. Não haviam batimentos. Não havia vida. Parecia que todo o esforço fora em vão. Parecia que toda a dedicação e carinho fornecidos ao feto foram em vão. Parecia que todo o diálogo que estabelicíamos com ele fora em vão. Ficamos calados, sem falar qualquer coisa, nem mesmo derramar uma única lágrima. Ficamos sem saber o que fazer. Se chorar, se orar, se louvar. Na primeira hora da notícia não podíamos definir o que realmente estávamos pensando, pois um turbilhão de coisas passavam em nossa mente. Apenas ficamos calados, desejando viver este momento somente nosso.

Da última vez que isto ocorreu, em 2007, eu fiquei revoltado com Deus. Questionava-O o porque deixar tudo isto acontecer se Ele saberia onde tudo iria acabar. Desta vez resolvi fazer diferente e interpretar que é apenas mais uma circunstância da vida onde sou chamado a atravessar o meu deserto, momento em que sou chamdo a viver na dependência de Deus. E é de forma tão didática que Salmão ao escrever o Salmo 127 nos ensina que a vida deve ser vivida na dependência do Senhor.

 "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

Inútil nos será levantar de madrugada, repousara tarde, comer o pão que penosamente granjeaste; aos seus amados ele o dá enquanto dormem."

Nestes dois primeiros versos o salmista no ensina de que qualquer evento que realizemos deve ser fundamento no Senhor. NEle, nossos projetos são firmados para que possamos construir de forma sólida, concreta. Qualquer esforço sem Deus é em vão. Seja vigiar, seja edificar, seja falar, seja dormir.

Uma coisa temos por certo. O bom desenvolvimento do nosso filho não estava na fé das mãos profissionais, mas nas mãos do Autor da Vida. Logicamente nos subtemos à experiência e inteligência da pessoa que Deus no deu como médico. Mas a convicção de que tudo caminhara de modo abençoador estava depositada nas mãos de Deus, porque sabíamos que qualquer eventualidade que ocorresse, estavaríamos sendo sustentados.

Mas o salmista continua:

"Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.

Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade.

Feliz o homem que enche deles a sua aljava: não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta."

Me sinto como um judeu que tem a promessa de pisar numa terra que mana leite e mel. Que houve de Deus constantemente estas palavras: que há um lugar, que há uma terra preparada, uma terra que mana leite e mel, que há uma herança maravilhosa. Me vejo como um judeu no deserto esperando sua Canaã.

Creio que filhos são bençãos. Eu fui um filho à minha mãe e sou um filho ao meu pai. Sei da participação e contribuição que tive e tenho a cada um deles. E assim desejo dos meus filhos, pode contribuir como pai e colher o fruto que vem deles. Quero que meu pai conheça a próxima geração após a mim. Mas, pela segunda vez, não consigo pisar nesta Canaã e ver manar tal leite e tal mel. Continuarei esperando, no Senhor, continuarei. Porque sei que nEle a minha espera não será em vão e no Seu tempo pisarei na terra que mana leite e mel, e ali me regozijarei com meus filhos nos braços, erguidos ao céu em honra e louvor a Deus, como sacrifícios vivos  ao Autor da Vida.

Amanhã, 23/04, estaremos bem cedo no hospital para os procedimentos do aborto. Não haverá mais expectativas de ter nos braços o nosso filho ainda neste natal e ano novo, mas há e sempre haverá o único Deus segurando em nossas mãos, sustentando-nos e confortando-nos na dor física e emocional. Porque se passamos por isto, é porque Ele sabe que nossas forças podem suportar.

 

Situações que nos fazem crescer são aquelas que, algumas vezes,  nos fazem chorar e buscar dependência em Deus.

 

Situações
(Grupo Logos)

Situações nesta vida me fazem sentir
Que não sou forte a ponto de até resistir
Neste terríveis momentos os maus pensamentos me querem levar
A um extremo de vida que meu equílibrio se deixa enganar

Instantes que se prolongam entando mudar
Tudo o que já se fez novo, pois Cristo mudou
Tentando hoje trazer o que eu tento esquecer
Sou vencedor e ninguém poderá me deter

Pois eu sei que jamais eu provado serei
Além do que eu possa suportar
E se ainda eu cair e pensar que é o fim
Jesus me ergue e segue junto a mim

terça-feira, 8 de abril de 2008

Pasto verde no deserto

Deserto

Tudo depende de você. Depende para onde você está indo. Depende dos seus propósitos. Depende da sua visão. Depende do lugar que Deus tem ocupado na sua vida.

Deus tem o maior interesse em ser o Senhor das nossas vidas, mas cabe a nós decidir se Ele assim será.

Durante a época da comemoração da Páscoa, neste 2008, estar no deserto foi um tema que perambulou minha mente por muitos dias. Li algumas passagens sobre pessoas que viveram no deserto ou que por ali estiveram mesmo que por apenas alguns dias. E eu sempre me perguntava o que Deus tinha a ensinar para cada uma daquelas pessoas. Mirei meus olhos para Agar e Ismael quando partiram das terras de Abraão. Mirei para a vida de Moisés quando fugido do Egito fora abrigado por Jetro no deserto, vivendo ali 40 anos até retornar ao Egito para a libertação do seu povo. Mirei para Davi quando fugindo de Saul se escondera no deserto. Cheguei em João. Deparei-me com a quarenta de Jesus no deserto, onde a Bíblia não traça muitos relatos, mas mostra a conclusão de tal provação e revelação a respeito do Seu ministério.

Qual o seu deserto? Que dificuldades tem sido lastimantes para que você pense estar sozinho em meio à multidão? Qual o seu deserto?

Ora estamos num pasto verdejante, sentindo no cair da noite um orvalho refrescante. Ora estamos em meio ao calor sufocante de um deserto que parece não ter fim. Há diferença entre tais cenários? Tudo depende de você. Depende para onde você está indo. Depende dos seus propósitos. Depende da sua visão. Depende do lugar que Deus tem ocupado na sua vida.

Qualquer caminho é caminho quando Deus não faz parte dos nossos planos, quando decidimos por nós mesmos traçar o rumo das nossas vidas. Mas, quando colocamos nossas vidas nas mãos de Deus, creia, haverá um pasto verdejante no deserto mais caloroso em que você estiver. Ao sair do Egito, para Israel durante o dia Deus era sombra, durante a noite Deus era luz. Refúgio e direção. Sejam quais forem os personagens que você leia, Deus tinha um propósito na vida de cada um daqueles que atravessaram qualquer deserto. Qual o seu deserto? Não importa, Deus tem algo a te mostrar. Dentre todas as lições que você possa tirar, a maior é a dependência nEle. Aqueles que não dependeram de Deus na atravessia do deserto para a chegada na terra que manava leite e mel, nem chegaram a entrar na Canaã. Deus tem uma Canaã para cada um de nós. Se vamos chegar? Tudo depende de nós. Depende para onde nós estamos indo. Depende dos nossos propósitos. Depende da nossa visão. Depende do lugar que Deus tem ocupado nas nossas vidas.

Já estive em pastos verdejantes, já estive em desertos. Sempre haverão pastos, sempre haverão desertos. Aleluia! Sempre, sempre haverá Deus!

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

pastoCertamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias." (Salmo23)